Você entra em um site para buscar por aquele serviço que está precisando, navega pelas páginas e vê que aquela empresa reúne as qualidades necessárias para te atender.
Próximo passo: solicitar um orçamento e tirar algumas dúvidas sobre prazos e formas de pagamento.
Você acessa o formulário de contato e envia suas dúvidas. Passados 5 dias, você não recebeu nenhuma resposta.
Neste momento você provavelmente já desistiu da empresa ou até mesmo adiou a contratação do serviço.
Problemas como este acontecem com muita frequência. Eu mesmo já me deparei com esta situação diversas vezes.
Como um cliente você deve estar pensando: basta a empresa me responder com rapidez e isto estará resolvido.
Mas analisando o caso pelo outro lado nem sempre a empresa quer demorar para atender.
Os motivos para a lentidão no atendimentos são os mais variados: falta ou férias de funcionários, feriados prolongados, falha no recebimento do e-mail, etc.
Mesmo assim, demora no atendimento ao cliente deve ser evitada ao máximo.
Me acompanhe neste artigo, pois vou mostrar 4 ações simples que você pode fazer ainda hoje para não deixar seus clientes esperando e desta forma, não perder vendas.
- Crie um FAQ
- Crie uma resposta automática útil
- Turbine o formulário de contato
- Gere conteúdo útil mesmo sem ter um blog
Como criar um FAQ para seu site
É comum na maioria das empresas, que os clientes façam sempre as mesmas perguntas: qual o prazo de entrega? como posso pagar? qual é a garantia?
Pense agora nas perguntas que seus clientes estão sempre fazendo ao telefone, ou nas mensagens que chegam frequentemente em seu Whats App ou e-mail.
A ferramenta mais útil para responder as perguntas frequentes e acelerar o atendimento aos clientes é o FAQ, do inglês Frequently Asked Questions ou perguntas frequentes em bom português.
Criar um FAQ é muito simples. Assim que você listar as perguntas frequentes, ou os pontos que exigem mais atenção nos seus negócios, crie um arquivo de texto com a relação das perguntas e a explicação detalhada de cada ponto.
Agora basta publicar o FAQ em seu website e colocar o link para a página em seus menus de forma destacada.
Uma dica importante: agrupe as perguntas frequentes por temas como vendas, suporte ou financeiro.
Agora que já temos um FAQ criado, veja como vamos usar esta informação em nosso favor acelerando o processo de atendimento.
Dica bônus. Se o seu site foi criado em WordPress, existem diversos plugins prontos para criação de FAQ
Crie uma resposta automática útil
Crie uma resposta automática para os e-mails recebidos.
Assim, quando o cliente enviar um e-mail para sua empresa a resposta automática servirá para que ele saiba que a solicitação foi recebida.
Mas a resposta automática pode ser muito mais útil. Antecipe as ações e coloque o FAQ em sua resposta automática.
Desta forma você aproveita este momento de contato com seu cliente para tirar suas possíveis dúvidas ou objeções.
Abaixo deixo um modelo padrão de resposta automática, já com o FAQ, para que você envie aos seus clientes.
Dica bônus: Confira na lista abaixo como criar respostas automáticas no Microsoft Outlook
Turbine o seu formulário de contato
Esta dica se parece muito com a da resposta automática acima.
Por que o cliente vai enviar um e-mail com um monte de dúvidas, se no momento de enviar ele já conseguir as respostas?
Você deve listar as perguntas frequentes, ou um link para elas, no seu formulário de contato, e deixar esta informação visível para que o cliente possa consultar antes mesmo de enviar a mensagem ou te ligar.
Além do FAQ, no formulário de contato você deve agrupar todas as informações úteis ao cliente, como: endereço completo e link para o mapa com a rota, telefones e e-mails de contato, horário de atendimento e até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.
Gere conteúdo útil mesmo sem ter um blog.
Redes sociais são ferramentas gratuitas para geração de conteúdo e relacionamento com clientes.
Se sua empresa ainda não tem um blog – e eu recomendo fortemente que tenha – você pode usar as redes sociais para gerar este conteúdo.
Basta criar posts públicos em redes como Facebook, Twitter, Linked In ou Instagram.
Após criar os conteúdos, você deverá incluir links ou o próprio conteúdo em suas páginas ou no formulário de contato.
Dica bônus: a maioria das redes sociais possui formas de inclusão do conteúdo em sites ou blogs.
Confira como incluir postagens de redes sociais em suas páginas.
Conclusão
Neste artigo eu tentei mostrar que pequenas ações, em conjunto, geram grandes resultados.
Faça o exercício de criar uma pequena melhoria por dia em seu site, produto ou serviço. Seus clientes merecem!
Na seção de comentários, me conte se o seu site já está alinhado com estas dicas.
Caso não esteja, aplique estas ações o quanto antes. Seus clientes e suas vendas agradecem.
Deixe sua opinião :)