Na última semana (04/10/2021) foi levantado um questionamento com a instabilidade do Facebook, sobre como é importante não deixar todos os ovos na mesma cesta.
Facebook, WhatsApp e Instragram estão fora do ar, e agora?
Muitas empresas ficaram sem faturar e muito dinheiro deixou de ser transacionado por causa de uma única empresa. Anúncios deixaram de ser veiculados, empresas ficaram sem captar novos leads, você ficou sem comunicação com seu cliente, seu bot deixou de qualificar o lead, o botão do WhatsApp do seu site parou de funcionar, os influencers do instagram ficaram desempregados por um momento…
Isso é só a ponta do iceberg. Se seu negócio depende do Facebook você deve ter ficado desesperado e ligado para seu programador perguntado o que é possível fazer, e eu lhe respondo: senta e espera, deveríamos ter feito antes desse momento chegar, nada é construído do dia para a noite.
Durante muito tempo venho aconselhando meus clientes sobre dar poder para uma única empresa e ter como fonte de renda da sua empresa apenas um canal de vendas, sem contar todo o conteúdo que você fornece gratuitamente para esta empresa ganhar dinheiro.
Ter meu próprio site ou apenas um perfil nas redes sociais?
Aqui na SOMADev trabalhamos com desenvolvimento de sites institucionais e já ouvi inúmeras vezes o seguinte questionamento: por quê fazer um site se eu tenho uma página no Facebook onde consigo vender meus produtos e serviços?
Pois bem, existem inúmeros motivos e vou explicar por que você não deve fazer isso.
Você já deve ter ouvido um consultor de investimentos falando de diversificação da sua carteira para diminuir o risco, se você investe em uma única empresa e por algum motivo ela começa a perder mercado, sua carteira vai sangrar e vai morrer junto com a empresa, mas se apenas uma pequena parte do seu patrimônio está investida nessa empresa o impacto será muito menor e a valorização de outras empresas pode cobrir esse sangramento.
Essa analogia se aplica perfeitamente ao mundo dos negócios. Sua empresa não pode ter apenas um canal de vendas e captação de leads, mas ai você vai me falar: todos os clientes estão no Facebook. É ai que você se engana, conheço muita gente que não utiliza o Facebook, empresas que não utilizam o WhatsApp como canal de comunicação. Muita gente consegue fazer 6 em 7 apenas vendendo através do email.
Não estou falando pra você deixar de estar presente nestes canais, o que precisamos ter em mente é que precisamos ter canais diversificados para dar opção para nossos clientes utilizar o canal de comunicação que é mais conveniente a ele. Assim, se um dos canais cair você ainda vai ter inúmeras formas de se manter conectado com seu prospecto e a geração de leads se manterá frequente.
Hoje você encontra CRMs que unificam todos estes canais, possibilitando a utilização de inúmeros canais e o acompanhamento da trajetória do seu cliente pelo mesmo painel de controle. O importante é você trabalhar de uma maneira que todos estes canais se somem para gerar um posicionamento online abrangente e completo.
Seja dono do seu negócio
Outro ponto negativo e que acho muito importante, é você não ser dono da sua própria ferramenta e entregar tudo na mão de terceiros. É claro que se você está no início do seu negócio o investimento para construir seu próprio e-commerce ou sua plataforma de cursos online por exemplo, pode ser um investimento muito grande. Mas ter sempre em mente que para escalar o seu negócio e não correr o risco de, do dia pra noite quebrar, é você ser dono da sua tecnologia e dos seus dados.
Você precisa considerar o fato de que se você decidir sair da empresa ou por algum motivo ela deixe de existir o seu negócio pode voltar a estaca zero por isso. Considere sempre conversar com seu programador e estimar os riscos antes de tomar decisões só por que a maioria está tomando.
A internet nasceu com a função de ser livre e descentralizada e uma única empresa deter todos os dados e informações da internet é muito perigoso.
Essa foi um pouco da reflexão que já vinha sinalizando para meus clientes e amigos e que com a essa instabilidade do Facebook só serviu para confirmar que precisamos repensar na estrutura de nossos negócios e tomar algumas ações de imediato.
Gostaria de saber a sua opinião sobre tudo isso, deixe seu comentário e vamos falar sobre novas ideias e formas de fazer as coisas.
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