Hoje em dia, o que mais se escuta nos meios comerciais é: Por que fazer um site se posso anunciar de graça pelo Facebook?
Realmente, dúvida que vale análise. Primeiro são duas fontes de bem semelhantes de promover algo (produto ou serviço), mas tem diferenças bem tênues entre um e outro.
Por exemplo, o Facebook tem o bônus de ser gratuito para poder anúnciar, você não precisa pagar pra ninguem fazer nada. A única tarefa que terá é colocar conteúdo. Por se tratar de uma rede social, as pessoas que você procura já estão ali para ter acesso ao seu produto/serviço, então de certa forma você pode divulgar manualmente.
O Facebook tem um mecanismo pra impulsionar as suas páginas e publicações, para enviar seu link para uma massiva quantidade de pessoas. Aqui é onde começa o ônus. O facebook tem a tendencia de não mandar sua publicação como divulgação de graça, ou seja, divulgação gratuita é apenas manual. Se quiser ter muitos acessos, cliques e divulgação, você precisa pagar.
Outro possível lado negativo é que o sua página no facebook não te pertence, você não é proprietário dela, só pode fazer uso. Isso abre uma certa margem pra insegurança, e dependendo do que será comercializado na sua página traz risco de crimes virtuais (estelionato, roubos). O Facebook já teve histórico de vazamento de informações pessoais para grandes empresas interessadas, portanto os usuários já tem esse empecilho de confiabilidade.
Ainda a pouco tempos atrás, o Facebook deletou diversas contas sem aviso prévio, e informou apenas que as contas violavam as regras de utilização. Não foi considerado as diversas horas gastas para produzir as páginas nem foi cogitado que a interpretação é relativa e subjetiva em relação ao público geral. Ou seja, quem foi prejudicado perdeu tudo e nem entendeu claramente o porque.
Mas você deve estar pensando: O Facebook é ruim para mim?
A resposta é: De jeito nenhum!
O que você como investidor na sua empresa deve fazer é investir sempre em duas plataformas, ou seja, web site e Facebook.
Quais são os pontos positivos do site?
São seguros, estáveis, e suas informações ficam armazenadas de forma segura sem o risco de você perder tudo da noite para o dia.
O site deve ser seu ponta pé inicial para alavancar conteúdos e chamar o seu público. A confiança é adquirida quando o cliente/usuário se sente seguro para realizar operações financeiras, navegar sem ter preocupação de ter seus dados pessoais observados/vigiados/clonados.
Tradicionalmente, o site vem cumprindo esse requisito de forma fiel ao seu criador.
E aí, qual sua opinião?
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