Gutenberg é uma versão de um novo editor para o WordPress. O seu nome deriva de Johannes Gutenberg, que há mais de 500 anos inventou a impressora mecânica de perfil móvel. O atual editor visual exige que muitos de nós usamos shortcodes (códigos curtos) HTML para que as coisas funcionem corretamente. O seu objetivo é fazer com que isso seja mais simples, especialmente para quem está apenas começando a utilizar o WordPress. Eles estão abraçando os “little blocks” (pequenos blocos) e esperam adicionar mais opções avançadas de layout. Você pode conferir o exemplo oficial.
Sendo justo com os desenvolvedores e a equipe que está trabalhando nesse projeto, devemos sublinhar que ele está atualmente na sua fase beta e de testes, não está ainda preparado para ser executado em sites de produção. Mas quisemos ver como ele funciona com os nossos olhos e compreender o porquê de toda essa popularidade. Manteremos esse artigo atualizado com as mais recentes melhorias e alterações, assim que elas forem publicadas. Ao que parece, Matt Mullenweg (o fundador) tem como objetivo chegar nas 100,000 instalações ativas antes de o Gutenberg ser oficialmente adicionado ao núcleo do WordPress. O que faz todo sentido, já que isso permitirá solucionar muitos bugs, problemas, ao mesmo tempo que possibilita o processamento de novas ideias e solicitações de recursos.
Tendo em consideração que o Gutenberg está ainda em fase de testes, a equipe que está trabalhando nele está incentivando as pessoas para escreverem seus comentários e feedback no fórum de suporte do WordPress ou abrir uma questão no GitHub. Ou podem participar nas discussões que acontecem no #core-editor no Slack do core do WordPress. O Gutenberg já sairá integrado no WordPress 5.0.
Deixe sua opinião :)