Uma reflexão sobre 2020

Postado por Djalma Toledo em 1 de janeiro de 2021

Todo mundo já sabe que 2020 foi o ano da mudança e do aprendizado, não é? Para nós de tecnologia não foi diferente, exigiu ainda mais inovação da nossa parte para darmos suporte para nossos clientes e ajudar-los desafios em meio a pandemia.

Aqui na SOMADev estamos sempre em busca de implantar novos processos, tanto para agilizar no desenvolvimento, quanto na comunicação interna. Só que em março fomos forçados a repensar a forma de nos comunicar e gerenciar os projetos, que não são poucos..rs

Foi preciso mudar…

Estávamos há alguns meses em nossa nova casa, fizemos um grande investimento e planejamento para dar esse passo só que fomos forçados a fechar as portas e aderir ao famoso Home Office por conta da quarentena.

No primeiro momento achei que seria tranquilo já que um programador de quarentena continua trabalhando sentado e olhando para seu computador. Mas o desenvolvimento de um projeto não depende só disso, é preciso ter planejamento, distribuição das tarefas, validação das tarefas realizadas, testes, e tudo isso estar alinhado com a solicitação do cliente.

Comunicação em Home Office

Notei que foi preciso um esforço maior do Gestor de Projetos, que tinha como desafio se comunicar com o time de maneira clara e objetiva sem a necessidade de ficar fazendo vídeo conferência. Além disso, tudo que era realizado precisava ser passado para o atendimento para alinhar com o cliente. Essa função acredito que foi a mais prejudicada com o Home Office e triplicou o trabalho. Mesmo utilizando ferramentas como wrike para gerenciar as tarefas, slack para comunicação interna entre a equipe e o Bitbucket para controle de versão dos projetos, era preciso muitas reuniões e muitas mensagens de textos trocadas para toda equipe estar alinhada.

Foi preciso um esforço entre os integrantes da equipe para poder ter uma comunicação clara e tudo ser muito bem documentado. O artigo Como criar um Pull Request perfeito do nosso amigo Julio Bitencourt ajudou bastante nesse processo e conseguimos agilizar muito a comunicação e documentação do que estava sendo realizado.

Nossa casa foi fechada

Um mês depois de estarmos em Home Office minha assistente se desligou da empresa e a carga de trabalho aumentou ainda mais, toda parte de atendimento, suporte e financeiro foi assumida por mim. Passei a trabalhar cerca 14 horas por dia para dar conta de tanto trabalho, no meio disso a demanda aumentou devido a urgência dos clientes de digitalizar processos que antes eram offline. Foi realmente um período desafiador, estressante, cansativo mas com grande aprendizado.

Na SOMADev voltamos para o escritório com distanciamento e preocupações que antes não tínhamos. Incluímos dois novos integrantes na equipe, a Jéssica no atendimento/suporte e o Luiz Felipe como programador back-end. Estamos mais preparados para enfrentar o que tem por vir, acredito que ter sobrevivido este período de lockdown serviu para mostrar que podemos sempre fazer melhor e diferente. Mesmo com a equipe reduzida e em Home Office conseguimos implantar novas formas de trabalhar e sermos mais produtivo. Agradeço muito a todos da equipe que mesmo com tudo que estávamos passando se mantiveram engajados e dedicados para entregar sempre o melhor.

Hoje iniciamos 2021 ainda em pandemia e com muitas empresas em Home Office, mas sem dúvida muito mais fortes e com novos aprendizados.

Me conte nos comentários abaixo o que aprendeu com a pandemia e se você conseguiu ser mais produtivo com tudo isso. Vou gostar de saber como lidou com esse ano tão difícil.

Sucesso em 2021!!!!

Djalma Toledo

Este Somático já escreveu 3 posts em nosso blog.

Deixe sua opinião :)

Como podemos ajudar?

    Tecnologias Web para seu negócio

    A SOMA Dev é uma agência com foco no desenvolvimento de tecnologias modernas e expansão no mercado.
    Tecnologias SOMA Dev